terça-feira, 10 de julho de 2012

- "Mia... quê?" - MIHAIL LALEV - do "nada" para a ribalta

Pois é! Poucos o conheciam e quase ninguém sabe pronunciar o seu nome (que nem nos documentos oficiais das classificações das provas aparece... mesmo quando vai ao pódio!).
De origem búlgara e apenas com 4 anos de atletismo, aos 30 anos de idade Mihail Lalev começa a "incomodar" a linha da frente. No passado sábado pisou e bem os calcanhares a Óscar Mendes, na Corrida da Amizade, para terminar em 2º lugar da geral, a apenas 4 segundos do atleta do Liberdade. "Micael", como lhe chamaram no final, gastou 20'.43'' para percorrer os cerca de 6.500 m do difícil percurso de Braga, à belíssima média de 3'.11'' por km.

Com saídas fortíssimas, e uma resistência fora do vulgar, Mihail não se poupa a esforços em cada prova que faz, arriscando tudo... por vezes até demais. Algumas horas depois deste 2º lugar, numa corrida com mais de 400 a cortar a meta, o búlgaro alinhava na Prova do Triângulo, em Viana do Castelo. Mais 14 km de classe, ainda não refeito do esforço do sábado à tarde... mas isso não se notou. Em Castelo de Neiva Mihail foi 5º da geral, percorrendo os 14 km em 47'.02'' (ao ritmo de 3'.22'' por km). Á sua frente... apenas a elite: Rui Teixeira, do Maratona CP, Bruno Silva, do Maia AC, Abílio Pereira, do NA Joane e Heitor Oliveira, do Cyclones Sanitop. A sua desvantagem em relação ao vencedor - Rui Teixeira - foi apenas de 2 minutos e 8 segundos.
Onde é o limite?... O tempo o dirá.

Voltando à Corrida da Amizade, outros destaques há a fazer. No escalão sénior, Ângelo Ferreira obteve um resultado de relevo, ao terminar em 18º lugar, com 23'.47'', tendo concluído neste escalão 235 atletas.
Em veteranos, o panorama foi ainda mais risonho, com um 2º lugar coletivo.
João Vilela foi 3º, com 21'.44'' (a 22 segundos do vencedor), Manuel Ferreira foi 7º, com 22'.21'', Alberto Ferreira foi 29º, com 24'.37'', José Alves obteve o 30º lugar, com 24'.43'' e o veteraníssimo José Costa terminou em 50º, com 29'.30''. Concluíram a prova 97 atletas veteranos. 

Para além do Mihail Lalev, em Castelo de Neiva estiveram também o Jorge Ferreira - que aos poucos regressa ao seu nível - e o José Alves. O Jorge obteve o 3º lugar em M35, com a marca de 56'.30''. Melhor o lugar do que a marca, mas o importante é a recuperação.
Quanto ao José Alves, mais uma boa corrida, garantindo o 4º lugar em M45, com o registo de 53'.05'', em regime de contenção de esforços, pois não há assim tantos veteranos a fazer duas provas num espaço de 15 horas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário